Trabalho de campo – Rede Marangatu

Published on

Entre 7 e 12 de dezembro, decorreu o trabalho de campo na Praia de Jacumã (João Pessoa), Brasil, no âmbito do projeto associado do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal, integrado na Rede Marangatu, com a participação de Fátima Alves (coordenadora do projeto) e das investigadoras Marília FonsecaYedda Oliveira e Clarice Andrade.

O primeiro dia foi dedicado à discussão do papel das organizações, projetos e agentes locais na manutenção, proteção e regeneração da biodiversidade marinha costeira. As conversas foram particularmente ricas e reveladoras, permitindo refletir criticamente sobre como estes atores têm atuado nos territórios e em que medida essas ações são percebidas como suficientes — ou insuficientes — face aos desafios socioecológicos atuais.

No segundo dia, o foco centrou-se na realidade vivida: a situação atual da biodiversidade, o quotidiano das comunidades, os desejos para o território e as possibilidades concretas de os tornar realidade. Este momento foi fundamental para alinhar o diagnóstico técnico com as vivências, perceções e saberes locais, reforçando uma abordagem situada e participativa.

Este trabalho de campo reforça o compromisso da Rede Marangatu com uma investigação ancorada no território, baseada no diálogo entre ciência e comunidade, e orientada para a co-construção de caminhos de regeneração da sociobiodiversidade costeira.

Muitos parabéns à equipa!