O Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal marcou hoje presença no I CONGRESO IBEROAMERICANO DE SOCIOLOGÍA AMBIENTAL e VII Encuentro Intercongresual del Comité de Investigación 21 “Sociología y Medio Ambiente” de la FES!
Foi um momento de grande relevância científica, com três comunicações que refletem a solidez, a diversidade e o compromisso do nosso grupo com as questões socioecológicas:
- Jorge Moreira — Caminhos Regeneradores para Tocar-no-Mundo: Vivências Transformadoras da Relação com a Natureza Apresentada no âmbito do seu doutoramento em Sociologia, esta comunicação refletiu sobre as práticas e experiências regeneradoras que aprofundam a relação sensível e transformadora com o mundo natural — um contributo inspirador para repensar o nosso lugar na teia da vida.
- Fátima Alves — Os/as Portugueses/as e a Natureza: Emoções Ecológicas, Desigualdade e Cuidado com o Mundo Natural
A partir do estudo nacional sobre a relação dos/as portugueses/as com a natureza, a apresentação analisou como emoções ecológicas, desigualdades sociais e práticas de cuidado moldam as formas de envolvimento com o ambiente. Um olhar indispensável para compreender as dinâmicas socioambientais no contexto português.
- Nidia Ponte — Ecologias do Diálogo: Revisão Sistemática sobre Estratégias Interculturais e Resiliência Comunitária face às Alterações Climáticas no contexto dos Cuidados de Saúde Primários
Integrada no seu doutoramento em Relações Interculturais, esta comunicação destacou a importância das estratégias interculturais e do diálogo para fortalecer a resiliência comunitária face às alterações climáticas, especialmente em contextos de saúde primária. Uma perspetiva inovadora e socialmente urgente.
As três intervenções demonstraram a relevância do nosso grupo na produção de conhecimento crítico, interdisciplinar e profundamente comprometido com a justiça ambiental, a sustentabilidade e os diálogos intersociais.
Além disso, Diogo Guedes Vidal participou como moderador da MESA 5 – Ecologias políticas e resistências do Sul Global, reforçando a presença ativa do nosso grupo na dinamização científica do congresso e no aprofundamento dos debates em torno das ecologias políticas do Sul Global.
Orgulho enorme na presença do nosso grupo neste congresso ibero-americano!















