O estudo nacional “Os Portugueses e a Natureza”, desenvolvido por investigadoras e investigadores da Universidade Aberta de Portugal e do nosso grupo de investigação do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra, foi apresentado recentemente na Fundação de Serralves e tem vindo a merecer destaque público e mediático.
Coordenado por Fátima Alves, o estudo revela a relação complexa e ambivalente dos portugueses com a natureza: embora mais de 90% reconheçam a sua importância para o bem-estar e a saúde, menos de metade se envolve regularmente em práticas de cuidado ambiental.
A investigação evidencia ainda que a natureza é amplamente percebida como fonte de tranquilidade, beleza e equilíbrio emocional, evocando memórias afetivas, liberdade e refúgio espiritual, mas é menos associada a uma responsabilidade ética e política.
Os resultados foram noticiados pelo portal Green Savers e comentados na revista Ambiente Online, reforçando a relevância social deste trabalho para compreender as perceções, emoções e práticas ecológicas em Portugal.
Link Green Savers: https://greensavers.sapo.pt/portugueses-reconhecem…/
Link Ambiente Online: https://www.ambienteonline.pt/opi…/a-natureza-naturalmente
O estudo foi realizado no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável e do CFE, com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), envolvendo a equipa composta por Fátima Alves (coord.), Diogo Guedes Vidal, Rosário Rosa, Ana Mendonça, João Aldeia, Teresa Girão, Filipa Saraiva e Helena Freitas.
